segunda-feira, 23 de julho de 2007

Mercado fica de olho em resultado da Apple após iPhone

A Apple deve divulgar esta semana uma alta de 35 por cento no lucro trimestral, mas a atenção dos analistas do mercado de tecnologia se concentrará em apenas dois dias: as 48 horas finais de junho, quando o celular da empresa, o iPhone, foi colocado à venda.

O iPhone responde por praticamente nada do lucro de 637 milhões de dólares que a Apple deve ter atingido, de acordo com as projeções, mas os analistas estão ansiosos para receber os primeiros retornos oficiais sobre o número de aparelhos vendidos no lançamento.

"Talvez o catalisador mais importante, no relatório, venha a ser a informação sobre as vendas iniciais do iPhone", disse Chris Whitmore, analista do Deutsche Bank, em nota de pesquisa. "Acreditamos que a demanda inicial pelo iPhone tenha sido muito forte."

Wall Street estima que a Apple tenha vendido 700 mil unidades de sua combinação de celular, player de mídia e sistema de acesso à Internet no primeiro final de semana. Mas a empresa decidiu contabilizar a venda do aparelho na forma de receita de assinatura ao longo dos dois anos do contrato de fidelidade dos compradores. Por causa disso, apenas um oitavo das vendas totais serão computadas como faturamento quando seus resultados forem divulgados, na quarta-feira.

A Apple vende dois modelos do iPhone por 500 e 600 dólares, dependendo da configuração.

O otimismo quanto às perspectivas do iPhone ajudou a conduzir as ações da Apple a uma alta de quase 50 por cento, a 143,75 dólares, desde que o presidente-executivo da companhia, Steve Jobs, anunciou o produto no começo de janeiro.

Mas os analistas afirmam que até os embarques do iPhone atinjam a casa das dezenas de milhões de unidades ao ano, o desempenho financeiro básico da Apple continuará a ser ditado pelos computadores Macintosh e pelos players de mídia iPod.

Para o terceiro trimestre do ano fiscal da Apple, os analistas prevêem que os embarques de Macintosh crescerão 25 por cento ante o mesmo período do ano passado, estimulados por laptops mais avançados.

A linha Mac vem registrando taxa de aumento de vendas duas vezes mais alta do que a média do mercado de computadores pessoais, graças em parte ao efeito do iPod, que leva mais gente a aderir à plataforma. Números recentes do mercado mostram a Apple ganhando terreno diante dos computadores acionados pelo sistema operacional Windows, da Microsoft .

"Acreditamos que a Apple está ganhando mercado em PCs e que esse crescimento continua a superar o mercado de PCs", disse o analista Harry Blount, do Lehman Bros.

As vendas de iPods devem ter crescido mais de 20 por cento em relação ao resultado divulgado um ano antes, mas devem ficar um pouco abaixo do trimestre anterior, pois os consumidores adiaram compras diante da expectativa de início da distribuição do iPhone e de novos modelos do player previstos para este ano.

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