terça-feira, 17 de julho de 2007

SP: avião com 176 pessoas se choca com depósito


Um Airbus da TAM, com 176 passageiros e tripulantes que saiu de Porto Alegre na tarde de terça-feira, se chocou com uma loja da TAM Express na avenida Washington Luís, espalhando o caos e o terror por toda zona sul de São Paulo. Segundo a Infraero, o piloto do vôo JJ3054 não conseguiu fazer a manobra de pouso no aeroporto de Congonhas porque a pista estava escorregadia. A aeronave atravessou a avenida e se chocou contra o prédio, que fica ao lado de um posto de combustíveis. O local pegou fogo e desabou em parte. A Secretaria de Segurança Pública confirmou 40 mortes.

Outras 10 foram levadas feridas para atendimento em hospitais da região, de acordo coma Secretaria Estadual de Saúde. A companhia aérea divulgou uma lista parcial com 11 nomes de pessoas que estavam a bordo, entre passageiros e funionários da TAM.

A demora na confirmação de quem havia embarcado no Airbus causou tumulto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde as famílias procuram por informações. O líder da minoria na Câmara, deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), estava dentro do avião segundo sua assessoria de imprensa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado logo após o acidente e pediu ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Junito Saito, que vá para o aeroporto. Lula convocou o ministro da Defesa, Waldir Pires, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, para montar um gabinete de crise.

O terminal está fechado para pousos e decolagens. A avenida Washington Luís foi interditada nos dois sentidos, próximo à rua Otávio Tarqüino de Souza, por conta do acidente.

A pista do aeroporto de Congonhas passa por obras para evitar o acúmulo de água e o risco de derrapagens. No início da semana, outro avião, da empresa Pantanal, havia saído da pista.

Nenhum comentário: