quinta-feira, 19 de julho de 2007

Canadense cria jogo de damas invencível


Depois de mais de 18 anos de esforços, cientistas canadenses conseguiram chegar à 'solução' de um jogo de damas: o empate. Utilizando 39 trilhões de combinações, um programa calcula o jogo perfeito, tornando-o impossível de vencer. Nele, o computador jamais erra, não importando qual das 19 aberturas de jogo seja usada pelo oponente.

Esse software, batizado de Chinook, foi concebido pelo professor de ciências de informática da Universidade de Alberta (Canadá), Jonathan Schaeffer, com uma equipe de programadores da instituição. O lançamento do programa é objeto de um estudo publicado na revista americana Science de 20 de julho.

Se um jogador desafiar o Chinook, ele pode no máximo chegar a um empate, já que o programa conhece todas as possíveis jogadas. "É um verdadeiro avanço no domínio da inteligência artificial", de acordo com Jaap van den Herik, editor da renomada revista "International Computer Games Journal". "Nós subimos muitos degraus em matéria de tecnologia da informática e inteligência artificial", considerou Jonathan Schaeffer.

Confessando-se um "medíocre jogador de damas", o cientista explicou que criou o Chinook para explorar as capacidades atuais de tratamento e de memória de computadores e também para determinar o melhor meio de incorporar os princípios da inteligência artificial no jogo de damas.

Ele recorreu à experiência dos melhores jogadores mundiais para elaborar este programa. Cerca de 50 computadores foram utilizados cotidianamente a partir de 1989 para esta pesquisa que, em seus momentos de atividade máxima, tinha 200 máquinas em pleno funcionamento, detalhou o pesquisador.

"Nós empregamos os conhecimentos atuais na aplicação da inteligência artificial em seu limite extremo, substituindo os conhecimentos humanos empíricos pelos matemáticos", afirmou Jonathan Schaeffer.

Este programador lançou o projeto Chinook com o objetivo inicial de ganhar o campeonato mundial de damas. Em 1990, ele obteve o direito de participar. Em 1992, o Chinook perdeu na final, mas em 1994 se tornou o primeiro computador a ganhar um título mundial numa competição. Esta vitória sem precedentes foi registrada no Guinness Book.

O Chinook continuou invencível no campeonato mundial até sua "aposentadoria" em 1997. Mas Jonanthan Schaeffer queria criar um programa absolutamente imbatível e retomou trabalhos em 2001, uma vez que a capacidade dos novos computadores aumentou consideravelmente.

"Conhecer todas as combinações do jogo de damas foi minha obsessão por mais de 20 anos e é muito satisfatório ter conseguido isso", revelou o professor.

Ainda não se trata de atacar todas as combinações do xadrez, porque o número astronômico de possibilidades ocuparia os computadores mais possantes da atualidade por séculos, de acordo com os cientistas.

Existem programas especializados em xadrez. O primeiro foi o "Deep Blue" (Azul Profundo) que desafiou o atual campeão do mundo, Garry Kasparov, em 1996. O russo ganhou nesta ocasião, mas perdeu no ano seguinte para o sucessor do Deep Blue, o Deeper Blue (Azul mais Profundo).

O pôquer é a mais recente paixão de Jonathan Schaeffer. Com seu software de jogo Polaris, ele deve confrontar dois jogadores profissionais em 24 e 25 de julho em Vancouver durante a conferência anual da organização pela promoção da inteligência artificial

Nenhum comentário: